sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sainte Chapelle - jóia do gótico

O palácio de La Cité, residência e sede do poder dos reis da França desde o sec. VI até o sec.XIV abrange La Conciergerie e La Sainte-Chapelle, runidas no Palácio da Justiça, sua nova sede.
Começada em 1246, durante o período revolucionário a Saint-Chapelle, símbolo do direito divino dos reis, sofreu inúmeros deterioramentos, mas os vitrais que contribuiram para lhe dar renome desde a sua construção permaneceram intatos pois as paredes são quase inteiramente de vidro e tiveram que ser removidas durante a Revolução e novamente durante as duas grandes guerras mundiais.
Sua capela superior é um verdadeiro relicário e como tal é suntuosamente decorada, uma das maiores realizações da arte gótica. As esculturas e os vitrais se complementam para glorificar a Paixão de Cristo.
As 1133 cenas dos 15 vitrais (videiras) contam a história da humanidade desde a Genesis até a ressurreição de Cristo. Catorze vitrais representam episódios bíblicos que podem ser contemplados longamente pelos efeitos extraordinários da luz natural do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário